Aspectos da dinâmica socioambiental da hanseníase no município de Buriticupu, estado do Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e17697

Palavras-chave:

Hanseníase, Ambiente, Fatores Socioambientais

Resumo

A hanseníase é uma doença crônica, de alta infectologia, embora de baixa patogenicidade. Essas propriedades estão relacionadas com o agente etiológico, hospedeiro e o grau de endemicidade do meio. O município de Buriticupu e o Maranhão possui histórico de endemicidade. Entre 2010 e 2014, em Buriticupu, registrou-se total de 272 casos, entre 2015 e 2017 a média anual de foi de 35 casos, reforçando questões de relação das características socioambientais com a doença. Utilizou-se método quantitativo descritivo, modelos estatísticos e análise multivariada, com questionários, pesquisa de campo e geoprocessamento nas representações espaciais. Evidenciou associação direta das formas mais graves da hanseníase com baixo grau de escolaridade e renda da população. Do total de entrevistados, 42% são aposentados e 38% agricultores. A variável educação foi determinante no diagnóstico e no tratamento, impactando nas políticas de redução da hanseníase. No serviço de saúde, identificaram-se barreiras no diagnóstico, diagnóstico tardio ou abandono do tratamento. Limitações econômicas dos pacientes e falta de conhecimento permitem que a hanseníase se mantenha na área, assim como características sociais do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Cantanhede Borges, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestra em Saúde e Ambiente, Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Antonio Rafael da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Médico e Doutor em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

José Aquino Junior, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Eloisa da Graça do Rosário Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Médica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente – PPGSA/UFMA.

Marcelino Silva Farias Filho, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Agronomia/Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

BORGES, Teresa Cristina Cantanhede; SILVA, Antonio Rafael da; AQUINO JUNIOR, José; GONÇALVES, Eloisa da Graça do Rosário; FARIAS FILHO, Marcelino Silva.
Aspectos da dinâmica socioambiental da hanseníase no município de Buriticupu, estado do Maranhão, Brasil
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e17697, 24 Mar 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/17697. Acesso em: 21 mai 2025.

Edição

Seção

Artigos