Expansão da Leishmaniose Visceral Humana no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e20857Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, Perfil Epidemiológico, Doença Tropical NegligenciadaResumo
A leishmaniose visceral é uma doença tropical negligenciada e um problema de saúde pública. Este
estudo analisou o comportamento espaço-temporal da leishmaniose visceral humana, no Brasil. É um estudo ecológico que utilizou dados secundários do DATASUS, entre 2010 e 2020. Indivíduos do sexo masculino, pardos, crianças e jovens adultos e com baixo nível de escolaridade foram mais afetados. Em todas as regiões brasileiras houve o registro de casos da doença. A Taxa de Incremento Anual apresentou-se crescente na região Sul e decrescente no Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste apresentaram a pior condição de esgotamento sanitário, analfabetismo e Índice Gini. Há necessidade do estabelecimento de políticas públicas sociais e de saúde visando melhorias nas condições socioeconômicas e ambientais da população vulnerável e de maior risco de adoecimento pela leishmaniose visceral humana. A melhoria dessas condições irá contribuir com os objetivos da Agenda 2030, que resultará em saúde de qualidade e bem-estar da população, independente da região brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.