A ESCRITA DE CABEÇA PARA BAIXO: um estudo sobre a prática docente

Autores

  • Maria das Graças Porto Pires Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Itapetinga

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p361-374

Palavras-chave:

Escrita, Problema de Aprendizagem, Formação Docente

Resumo

THE HEAD DOWN WRITING: a study on the teaching practice

ESCRITURA DE LA CABEZA ABAJO: un estudio sobre la práctica docente

Esse artigo refere-se à experiência vivenciada numa sala de aula multisseriada, de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior da Bahia, com um aluno que apresentava dificuldades de leitura e de escrita (escrevia de cabeça para baixo), durante o ano letivo de 2006. Foram utilizadas como instrumentos a observação e a entrevista. Através dos resultados, observou-se que foi preciso uma mudança na prática pedagógica da professora, envolvendo o aluno nas atividades desenvolvidas na sala de aula de forma que este pudesse interagir com os colegas. Durante a intervenção este aluno passou a escrever no ângulo correto do caderno, mas ainda não lia o que escrevia.

Palavras-chave: Escrita; Problema de Aprendizagem; Formação Docente.

ABSTRACT
This article refers to an experience lived in a multilevel classroom, a public school located in a rural town in the interior of Bahia, with a student who had difficulties in reading and writing (writing upside down ) During the 2006 school year. The instruments used were observation and interview. From these results, we found that it took a change in the teacher's practice, involving students in activities in the classroom so that it could interact with colleagues. During the intervention these students went on to write the book at the correct angle, but still did not read what she wrote.

Keywords: Writing; Learning Problem; Formation Educational.

RESUMEN
Ese artículo se refiere a un experiencia vivenciada en un salón de clases de niveles múltiples, una escuela pública situada en un pueblo rural en el interior de Bahía, con un estudiante que había dificultades en la lectura y la escritura (escritura al revés) durante el año escolar 2006. Los instrumentos fueron utilizados como la observación y la entrevista. De estos resultados, encontramos que tuvo un cambio en la práctica del docente, participación de los estudiantes en las actividades en el aula para que pueda interactuar con sus colegas. Durante la intervención estos estudiantes se dedicaron a escribir el libro en el ángulo correcto, pero todavía no he leído lo que escribió.

Palabras clave: Escritura; Problema de Aprendizaje; Formación Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Porto Pires, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Vitória da Conquista. Professora da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga-BA.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Amargosa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Líder dos grupos de Pesquisa: Docência, Currículo e Formação; Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos.

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Itapetinga

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Itapetinga. Líder do grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

PIRES, Maria das Graças Porto; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento.
A ESCRITA DE CABEÇA PARA BAIXO: um estudo sobre a prática docente
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 361–374, 31 Dez 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/5918. Acesso em: 16 nov 2024.