As práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa do ensino médio com a tipologia argumentativa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.22

Schlagworte:

Práticas Pedagógicas, Língua Portuguesa, Tipologia Argumentativa

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas com a tipologia argumentativa por professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa e inspirada na pesquisa-ação como princípio teórico-metodológico, com base nos parâmetros estabelecidos por Tripp (2005). Os pressupostos teóricos se fundamentam em Imbernón (2010); Nóvoa (1991); Marcuschi (2002, 2005); e Koch (2000, 2004). Os resultados apontam o interesse dos professores quanto aos diferentes tipos de uso da linguagem e estratégias para o ensino por meio do texto argumentativo. Contudo, os dados analisados apontam o conhecimento lacunar das participantes em relação aos tipos de argumentos, mecanismos referenciais e o uso de conectores, bem como estratégias metacognitivas e contextuais de leitura e interpretação do texto, essenciais para a habilidade argumentativa do aluno.

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Autor/innen-Biografien

Ellen Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Professora do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Doutora em Educação (PhD in Curriculum and Instruction) pela Andrews University (EUA). O título de doutorado foi revalidado no Brasil pela Unicamp como doutorado em educação (área de concentração: ensino e práticas culturais). Mestre em Ensino de Línguas com Segunda Língua pela Andrews University.  Pós-doutorado na área de Educação e Ética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Aparecida Gomes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atualmente é professora de Escola Básica.

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Veröffentlicht

2024-12-26

Zitationsvorschlag

RODRIGUES, Ellen; GOMES, Maria Aparecida.
As práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa do ensino médio com a tipologia argumentativa
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 30, 26 Dez. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/23469. Acesso em: 28 dez. 2024.