Escola pública municipal de Parintins - AM: o ensino e a prática de leitura literária em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.15

Mots-clés :

Prática de Leitura, Ensino Fundamental, Parintins, Amazonas

Résumé

O universo literário é grandioso e vasto, é notório que não se pode apresentá-lo por completo em algumas poucas horas de aula, porém, no atual sistema educacional é visível a falta de incentivo quanto a leitura. O espaço dado a leitura é pequeno se compararmos com o espaço ordenado ao ensino da gramática, e quando estudada em sala de aula, os textos literários têm a função do ensino da gramática da Língua Portuguesa. Em nosso artigo objetivamos tratar sobre a realidade dos alunos que estão crescendo em uma sociedade com pouco incentivo à leitura de textos literários e menos acesso a livros, percebemos isso pelo baixo índice de leitores no Brasil de acordo com o Estudo Internacional de Progresso em Leitura – PIRLS (2023). Nossa pesquisa está pautado na pesquisa-ação e bibliográfica de abordagem qualitativa com enfoque dialético, na medida em que investigamos uma realidade social e o que intervém sobre ela, buscando analisar as práticas de incentivo à leitura em sala de aula frente às novas diretrizes educacionais propostas pela BNCC em uma escola pública de ensino fundamental em Parintins – AM, tendo como base teórica os estudos de  Calvino (2002), Cosson (2014; 2020), Culler (1999), Freire (1989; 1992), Lajolo (2011), Todorov (2009) e Zilberman (1991). Dessa forma, mostraremos que a sala de aula, a escola e a família podem fazer com que as crianças e adolescentes despertem para a leitura, não apenas como uma exigência educacional para notabilizar os alunos, mas mostrar as vantagens que o hábito da leitura propicia.

 

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Dilce Pio Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas(2013). Possui especializações em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna pela Universidade Federal do Amazonas (2003); especialização Aperfeiçoamento em Língua Latina e Tradução dos Clássicos. É graduada em Licenciatura Plena em Letras- Língua Portuguesa (UFAM,2002). É membro do Núcleo de Pesquisa Núcleo de Investigação de Cultura e da Educação no Baixo Amazonas. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEA). Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Teatro, Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, Literatura Amazonense e Literatura Pan-Amazônica. Atuou como professora de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas (2007 a 2009). Orientadora de Paics na vertente de escrituras feminina, sinopses teatrais no Amazonas e teatro indígena. Orienta vários TCCs sobre literatura Oral, Letramento literário e práticas teatrais em sala de aula. Atualmente é Subcoordenadora do Programa de Extensão "Movimentos literários: da antiguidade clássica ao contemporâneo em contexto de Parintins". Nesse programa coordena dois projetos de Extensão, um de poesia e outro de teatro em contexto amazônico: "A declamação de poesia em sala de aula" e "Literatura amazônica em cena na cidade de Parintins (LAMCEPIN). Atua na seguinte Linha de Pesquisa: Escritura e Representações: Memória e História no Baixo Amazonas. Atuou como Coordenadora de área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o subprojeto Literatura no palco: gêneros textuais em ação, financiado pela CAPES (2012 à 2017). Ganhou o Prêmio Literário de poesia da Academia de Letras do Brasil-Amazonas no concurso "Universo poético da Mulher Amazonense".

Terciane Santos Castro

 É Licenciada em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (2023). Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literaturas. Atuou em monitoria na disciplina de Estudos Temáticos de Literatura Brasileira. Voluntária em Projetos de Extensão na área Teatro Clássico. Foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (2022-2023). 

Heloísa Reis Curvelo, Universidade Federal do Maranhão

É doutora, mestre e especialista em Linguística, Professora de Língua e literatura espanhola, do Curso de Letras/Espanhol, Campus Dom Delgado/UFMA, Professora da Programa de Pós-graduação em Letras/Mestrado acadêmico, Campus Bacabal/UFMA, Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Toponímia Maranhense. Tem desenvolvido/orientado pesquisas em iniciação científica, Lexicologia, Toponomástica, Língua e Literaturas de expressão espanhola, Metodologias Ativas de aprendizagem, Andragogia e de práticas pedagógicas que envolvem gamificação.

Références

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

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BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em . Acesso: 6 ago. 2023.

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BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Regular - Anos Finais. Brasília, DF: Inep, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Boletim da Escola: Saeb 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beça Produções Culturais Ltda, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o Ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 1991.

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Publié-e

2024-12-26

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NASCIMENTO, Dilce Pio; CASTRO, Terciane Santos; CURVELO, Heloísa Reis.
Escola pública municipal de Parintins - AM: o ensino e a prática de leitura literária em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 30, 26 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/23226. Acesso em: 28 déc. 2024.