Escola pública municipal de Parintins - AM: o ensino e a prática de leitura literária em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.15Palavras-chave:
Prática de Leitura, Ensino Fundamental, Parintins, AmazonasResumo
O universo literário é grandioso e vasto, é notório que não se pode apresentá-lo por completo em algumas poucas horas de aula, porém, no atual sistema educacional é visível a falta de incentivo quanto a leitura. O espaço dado a leitura é pequeno se compararmos com o espaço ordenado ao ensino da gramática, e quando estudada em sala de aula, os textos literários têm a função do ensino da gramática da Língua Portuguesa. Em nosso artigo objetivamos tratar sobre a realidade dos alunos que estão crescendo em uma sociedade com pouco incentivo à leitura de textos literários e menos acesso a livros, percebemos isso pelo baixo índice de leitores no Brasil de acordo com o Estudo Internacional de Progresso em Leitura – PIRLS (2023). Nossa pesquisa está pautado na pesquisa-ação e bibliográfica de abordagem qualitativa com enfoque dialético, na medida em que investigamos uma realidade social e o que intervém sobre ela, buscando analisar as práticas de incentivo à leitura em sala de aula frente às novas diretrizes educacionais propostas pela BNCC em uma escola pública de ensino fundamental em Parintins – AM, tendo como base teórica os estudos de Calvino (2002), Cosson (2014; 2020), Culler (1999), Freire (1989; 1992), Lajolo (2011), Todorov (2009) e Zilberman (1991). Dessa forma, mostraremos que a sala de aula, a escola e a família podem fazer com que as crianças e adolescentes despertem para a leitura, não apenas como uma exigência educacional para notabilizar os alunos, mas mostrar as vantagens que o hábito da leitura propicia.
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