O DISCURSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E SEU IMPACTO NO ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA
Résumé
Resumo: Nesse artigo, discutiremos os impactos do discurso de internacionalização do ensino superior no Brasil para o ensino de língua e de cultura estrangeiras nas universidades brasileiras e da língua portuguesa e cultura brasileira no exterior. Para tanto, analisaremos documentos do Ministério da Educação (MEC), que tratam da institucionalização dos Programas Ciências sem Fronteiras (CsF), Inglês sem Fronteiras e Idiomas sem fronteiras (IsF); um acordo de cooperação para viabilizar as finalidades do CsF; um relatório do I Encontro Internacional do Programa IsF; e uma ementa do curso “Inglês: Habilidades Linguístico-Culturais para intercâmbio”, do IsF. Esse estudo está ancorado nas teorizações de Foucault sobre o discurso, em teóricos dos Estudos Culturais e em pesquisadores sobre o ensino/aprendizagem de língua e cultura. A metodologia utilizada é a pesquisa documental, para coleta de dados, e os princípios da Análise do Discurso (AD) de matizes foucaultianas, para análise dos dados.
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