O DISCURSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E SEU IMPACTO NO ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA
Abstract
Resumo: Nesse artigo, discutiremos os impactos do discurso de internacionalização do ensino superior no Brasil para o ensino de língua e de cultura estrangeiras nas universidades brasileiras e da língua portuguesa e cultura brasileira no exterior. Para tanto, analisaremos documentos do Ministério da Educação (MEC), que tratam da institucionalização dos Programas Ciências sem Fronteiras (CsF), Inglês sem Fronteiras e Idiomas sem fronteiras (IsF); um acordo de cooperação para viabilizar as finalidades do CsF; um relatório do I Encontro Internacional do Programa IsF; e uma ementa do curso “Inglês: Habilidades Linguístico-Culturais para intercâmbio”, do IsF. Esse estudo está ancorado nas teorizações de Foucault sobre o discurso, em teóricos dos Estudos Culturais e em pesquisadores sobre o ensino/aprendizagem de língua e cultura. A metodologia utilizada é a pesquisa documental, para coleta de dados, e os princípios da Análise do Discurso (AD) de matizes foucaultianas, para análise dos dados.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.