Vol. 15 No. 29 (2024): Linguística e Literatura na Formação de Professores: teorias e práticas construídas nos cursos de Letras
Nesta edição da Littera, o foco volta-se para estudos linguísticos e/ou literários mobilizados na formação de professores de línguas, volta-se para a discussão sobre as diferentes abordagens teóricas e sobre práticas de ensino que acontecem no curso de Letras, enquanto espaço institucional e social empenhado em formar profissionais para atuarem como professores que circulam entre diferentes modos de estudar a linguagem e suas manifestações; professores que veem o fazer docente como uma atividade dinâmica e cheia de desafios sobre o sentido de aprender e ensinar, sobre aprender para ensinar, sobre aprender ao ensinar. O curso de Letras com suas atividades de ensino, pesquisa, extensão é terreno fértil para uma investigação desses desafios, para debate sobre teorias linguísticas, teorias literárias, formação de professor, sobre metodologias de ensino em diferentes níveis da educação.
Um segundo foco desta edição refere-se à homenagem ao curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão que completou no ano de 2023 setenta anos de fundação. São décadas formando professores, investindo em produção e divulgação de pesquisas científicas, contribuindo para o fortalecimento da universidade e da pós-graduação.