Pina, na Luz e no Ciberespaço

Temporalidades, memória e ciberética

Autores

Palavras-chave:

Museus, Memória, Digitalização, Ciberespaço

Resumo

O texto analisa a experiência da Pinacoteca de SP nos processos de digitalização e extroversão de seu acervo, sobretudo no que tange ao uso de redes sociais. São discutidas as questões em torno das quais esses processos costumam ocorrer, como as motivações, modos e implicações desses usos, em busca de compreender como o uso das tecnologias impacta as formas de expor acervos e de dialogar com o público. Para isso, reflete-se sobre as diferentes temporalidades acionadas nos processos de montagem de exposições, com atenção para as convergências, tensões, entrelaces e rupturas ocasionadas pela crescente conectividade. Entendendo que toda tecnologia possui historicidade, o trabalho parte de uma pergunta-chave: que dinâmicas, transformações e permanências emergem nas formas de atuação e narrativas produzidas por museus ao empregar tecnologias digitais, e de que modo elas operam nos modos de perceber diferentes tempos, em um tempo de aceleração das urgências? Assim, busca-se também contribuir para reflexões sobre temporalidades, centrais em um contexto de crescente condensação espaço-temporal e de esgarçamento de perspectivas tradicionais de futuro.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

Elton Rigotto Genari. (2021). Pina, na Luz e no Ciberespaço: Temporalidades, memória e ciberética. Revista Brasileira Do Caribe, 22(42), 72–87. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/21727