ENREDANDO BRASIL E JAMAICA: Um caso de comunicação intercultural pelo audiovisual e a música popular
Keywords:
Jamaica, Brasil, Comunicação Audiovisual, ReggaeAbstract
Este artigo analisa as relações interculturais entre Brasil e Jamaica por meio dos conceitos de contaminação e apropriação. Nessas relações a música popular e a produção audiovisual constituem veículos de reinterpretação e ressignificação das culturas de ambos os países que revelam semelhanças e especificidades. Para tanto, são analisados em seu contexto, filmes jamaicanos e documentários brasileiros como representações e veículos dessa comunicação intercultural, em que o reggae jamaicano é apropriado e ressignificado em algumas regiões brasileiras.
Palavras-Chave: Jamaica-Brasil. Comunicação Audiovisual. Reggae
Resumen
Brasil y Jamaica, son estudiados em este artículo no como sistemas cerrados sino abiertos, considerados tanto en sus sujetos y practicas sociales. Investigar los grados de intensidad y sobre todo las performances en la relación entre ambos países mediante la producción audiovisual y musical permite profundizar en la cultura. El reggae recreado colectivamente en Brasil, conforma la visión del espectador a partir de un conjunto de referenciales simbólicos audiovisuales procedentes de la filmografía jamaicana y otras fuentes iconográficas.
Palabras Clave: Brasil-Jamaica. Comunicación audiovisual. Reggae
Abstract
This study attempts to look at Brazil and Jamaica not as closed, but open systems, both from its subjects and its social practices. The exploration of the audiovisual and musical performances in both countries contributes to deepen into its culture. Reggae, recreated in Brazil, conforms the vision of the spectator departing from a series of symbolic audiovisual references, which emerge from the Jamaican filmography and other iconographic sources.
Keywords: Jamaica-Brazil. Audiovisual. Reggae
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Revista Brasileira do CaribeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.