Apresentação do Dossiê “O Medievo e suas reminiscências socioculturais nas Américas”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.1

Resumen

O Dossiê “O Medievo e suas reminiscências socioculturais nas Américas” teve por objetivo central contribuir com os debates acerca da História Medieval e este continente, mostrando como o período em questão é importante para a formação da construção histórica da Contemporaneidade. As reminiscências medievais se relacionam com o passado e se transformam ao longo do tempo, constituindo-se por traços que foram incorporados e ressignificados na cultura, principalmente por meio da Literatura, festividades e da religiosidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus, Instituto de Ensino de Superior Franciscano

Doutora em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora do Instituto de Ensino de Superior Franciscano (IESF) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/São José de Ribamar.

Citas

MACEDO, José Rivair. Sobre a Idade Média residual no Brasil. In: ID (org.). A Idade Média portuguesa e o Brasil. Porto Alegre: Vidráguas, 2011. p. 9-20.

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

Zierer, A. M. de S., Oliveira, T. ., & Mateus, N. N. A. S. (2024). Apresentação do Dossiê “O Medievo e suas reminiscências socioculturais nas Américas”. Revista Brasileira Do Caribe, 25(1), 1–4. https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.1