Culturas e identidades nas margens do Atlântico: Caribe, Amazônia e as Áfricas
Resumen
A Revista Brasileira do Caribe chega à maturidade nos seus 25 anos! Vale a pena lembrar que este é o primeiro periódico nacional, na área de História, especializado nas conexões atlânticas que ligam os Brasis, as Américas e as Áfricas a partir do eixo caribenho. A missão da revista continua sendo, de forma transdisciplinar, o incentivo a pesquisas de alto nível que envolvam a História da circulação de pessoas, produtos, ideias, políticas e culturas pela imensa malha oceânica. Um dos objetivos iniciais desse projeto foi sempre favorecer uma visão alternativa da historiografia, que se dedicou ao topos da Formação Nacional. Tal visão se opunha, então, a versões monolíticas e generalistas, ainda, herdeiras do tortuoso processo de unidade, constructo de pensadores dos séculos XIX e XX, cujo resultado foi a obliteração de conflitos, contradições e desigualdades, com o apagamento sistemático das populações marginalizadas (Reis, 2006).
Descargas
Citas
MARTINS, Aurilene Ferreira (Org). Reflexões sobre a Amazônia Legal em uma perspectiva para o desenvolvimento socioambiental. Belém: NAEA, 2023.
REIS, Arthur Cézar Ferreira. Limites e demarcações na Amazônia brasileira. A Fronteira com as Colônias Espanholas, vol. 1. Belém: Secult, 1993.
PROCÓPIO, Argemiro. “A Amazônia Caribenha”. In: Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília, vol. 50. N. 2 (2007), pp. 97-117.
MARTINS, Estevão Chaves de Rezende (org.). As Relações Internacionais na Fronteira Norte do Brasil. Boa Vista; UFRR. 2012.
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Brasileira do Caribe está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






