MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
Palabras clave:
Modernidade contracultural, TecnociênciaResumen
A ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.
Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonial
ResumenLa ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.
Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonial
Abstract
Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.
Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonial
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