“REGGAE OF FREEDOM”: a representação discursiva da noção de liberdade nas composições de Edson Gomes
Mots-clés :
Discurso, Reggae, Música, Liberdade, Forma-SujeitoRésumé
Nesse artigo propõe-se observar a representação discursiva da noção de liberdade na poética musical de Edson Gomes, artista baiano de maior expressividade no gênero reggae. Pensar nessa musicalidade, nos remete à infl uência do rastafarismo. Partindo-se da Análise de Discurso aos moldes de Michel Pêcheux foram mobilizadas as seguintes categorias analíticas: condições de produção e as modalidades de subjetivação da forma-sujeito. O corpus selecionado foram as letras das composições Inquilino das prisões e Linda, ambas divulgadas no álbum Acorde, levante e lute, lançado em 2001. De certo modo, a música Linda retrata a fragilidade da democracia brasileira, prevista no texto constitucional mas não exercida em sua plenitude. O conhecimento como sinônimo de conscientização, é o caminho para a conquista da liberdade, o que aproxima o sujeito discursivo à formação discursiva dessa contracultura. Por outro lado, a música Inquilino das Prisões, remete a dois efeitos de sentido: primeiro revela o sentimento de estrangeirismo na própria terra, similar aos rastafarianos, que sonhavam com o retorno a África e a redenção na “casa do Pai” sob o poder de Selassie, evidenciando uma ligação com a Mãe África e em certa medida, uma identifi cação com a contracultura rasta-reggae. Já o segundo efeito de sentido, remete à parábola bíblica do fi lho pródigo, que retorna a casa do pai após gastar sua herança; levando a uma desidentifi cação com o sionismo negro rastafári paraidentifi car-se com a formação discursiva pentecostal, ou seja, conversão a uma nova religiosidade. A ideia de liberdade, nesse caso, descarta a premissa rastafari de retorno à África em favor da livre interpretação da Palavra, sem submissão à autoridade do pastor.
Palavras-chave: Discurso, Reggae, Música, Liberdade, Forma-Sujeito.
“REGGAE OF FREEDOM”: the discursive representation of the notion of freedom in Edson Gomes’ compositions
In this article, he proposes to observe the discursive representation of the notion of freedom in the musical poetics of Edson Gomes, the most expressive Bahian artist in the reggae genre. An analysis of his musical production must consider the infl uence of Rastafarianism. Starting from discourse analysis along the lines of Michel Pêcheux, the following analytical categories were mobilized: conditions of production and the subjectivity modalities of the subject-form. The selected corpus was the lyrics of the compositions Inquilino das Prisões and Linda, both published in the album Wake up, raise and fi ght, released in 2001. In a way, the song Linda depicts the fragility of Brazilian democracy, foreseen in the constitutional text, but not exercised in its fullness. Knowledge as synonymous of consciousness, is the way to achieve freedom. That brings the discursive subject closer to the discursive formation of this counterculture. On the other hand, the music Inquilino das Prisões, refers to two effects of meaning: fi rst it reveals thefeeling of foreignness in the land itself, similar to Rastafarian people, who dreamed of returning to África and fi nding redemption at the “Father’s house” under the authority of Selassie, showing a n umbilical connection to Mother Africa and, to a certain extent, an identifi cation with the rasta-reggae counterculture. The second effect of meaning, on the other hand, refers to the biblical parable of the prodigal son, who returns to his father’s house after spending his inheritance; leading to a detachment from Rastafarian black Zionism to identify with the Pentecostal discursive formation, that is, conversion to a new religiosity. As a consequence, the musician would abandon the idea of freedom within the Rastafarian preaching for return to Africa, for idea of freedom in acquiring knowledge through the Lord’s Word without submission to the authority of the pastor.
Keywords: Discourse, Reggae, Song, Freedom, Form-Subject.
Este artículo propone observar la representación discursiva de la noción de libertad en la poética musical de Edson Gomes, artista bahiano de mayor expresión en el género reggae. Pensar en esta musicalidad nos recuerda la infl uencia del rastafarismo. A partir del Análisis del Discurso en el molde de Michel Pêcheux, se movilizaron las siguientes categorías analíticas: condiciones de producción y modalidades de subjetivación sujeto-forma. El corpus seleccionado fue la letra de las composiciones Inquilino das prisões y Linda, ambas publicadas en el álbum Acorde, levante e lute, editado en 2001. En cierto modo, la canción Linda retrata la fragilidad de la democracia brasileña, prevista en el texto constitucional pero no ejercitado en su plenitud. El conocimiento como sinónimo de conciencia es el camino hacia la conquista de la libertad, que acerca al sujeto discursivo a la formacióndiscursiva de esta contracultura. Por otro lado, la canción Inquilino das Prisões se refi ere a dos efectos de signifi cado: primero revela el sentimiento de extrañeza en la tierra misma, similar a los rastafaris, que soñaban con regresar a África y la redención en la “casa del Padre” bajo el poder de Selassie. , evidenciando una conexión con la Madre África y, hasta cierto punto, una identifi cación con la contracultura rasta-reggae. El segundo efecto de signifi cado, en cambio, se refi ere a la parábola bíblica del hijo pródigo, que regresa a la casa de su padre después de gastar su herencia; conduciendo a una desidentifi cación con el sionismo rastafari negro para identifi carse con la formación discursiva pentecostal, es decir, la conversión a una nueva religiosidad. La idea de libertad, en este caso, descarta la premisa rastafari de regresar a África en favor de la interpretación libre de la Palabra, sin sumisión a la autoridad del pastor.
Palabras clave: discurso, reggae, música, libertad, sujeto-forma.
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