ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
Mots-clés :
Derek Walcott, Poesia, Prosa, Imaginário, CaribeRésumé
Considerado um autor regional até pouco tempo antes de ganhar o Prêmio Nobel em 1992, com o épico de poesias Omeros, Derek Walcott, autor creole do Caribe Britânico, foi beneficiado pela globalização, após produzir uma obra literário-poética e pictórica significativa do imaginário do século XX, fragmentado por incursões pós-modernas, exigindo leituras para além dos “binarismos” primários de poder (Homi Bhabha). O estudo iconográfico que pretendemos, utilizando como ponto de partida seu livro Omeros e suas pinturas produzidas entre os anos de 1990 e 2006, busca ultrapassar a limitação da pesquisa iconográfica e iconológica, detectada nos últimos anos, por autores como Peter Burke, não só para reexaminar e reavaliar o imaginário de nossa época, como para evidenciar uma espécie de síntese humanística voltada para o diálogo entre os povos, em meio a outras abordagens. O entrecruzamento de fontes orais, pictóricas e literárias, visando a ampliação de perspectivas, tão bem defendido por Michel Vovelle, denota tanto a presença de alguns paradigmas e métodos conflitantes na abordagem da imagem e da linguagem, como justifica a pesquisa diante da escassez de trabalhos históricos nessa área, sugerindo novas análises.
Palavras-chave: Derek Walcott. Poesia. Prosa. Imaginário. Caribe
Resumen
Derek Walkott fue considerado un autor regional hasta obtener el Premio Nobel de Literatura en 1992 con su obra Omeros. El estudio que proponemos pretende trascender la investigación Iconográfica, aunque está apoyado en sus pinturas producidas entre 1990 y 2006. Se trata de contrastar fuentes pictóricas y literárias enfrentando paradigmas y utilizando variados métodos en la búsqueda de uma ampliación de perspectivas de la propia Historia.
Palavras claves: Derek Walkott. Poesía. Prosa. Imaginário. Pintura. Caribe
Abstract
Considered a regional author until he was awarded the Nobel Prize in 1992 for his epic poetry Omero, Derek Walcott, a Creole writer and painter, benefited from globalization after producing a significant literary-poetic and artistic work about the twentieth-century imaginary, fragmented by post-moderns influences, demanding interpretations beyond primary ‘binarisms’ of power (Homi Bhabha). The iconography study that we propose, using as starting-point his book Omero and his paintings produced between 1990 and 2006, attempts to go beyond the iconographic and iconological research of the recent years, conducted by Peter Burke; it aims not only to re-examine and re-evaluate the imaginary’s epoch, but also to give evidence of a kind of humanistic synthesis directed to the dialogue between peoples, among other approaches. The intertwining of oral, pictorial and literary sources, with the aim to increase perspectives, as it has been supported by Michel Vovelle, denotes the presence of some paradigms and conflicting methods with the aim to increase perspectives, conflictive methods in the approach of image and language. The lack of historical studies in this area justifies the proposed research, with the proposal of new analyses.
Keywords: Derek Walcott. Poetry. Prose. Painting. Imaginary. Caribbean
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