NÉGRITUDE: A fetichização da diferença e o entre-lugar da subjetividade pós-colonial
Mots-clés :
Negritude, Pós-colonial, IdentidadeRésumé
A Negritude configura-se como contraponto identitário à alteridade branca. A fetichização da diferença, em regiões pós-coloniais dimensionadas pela assimilação cultural, exacerba o racismo e promove a obsessão da identidade, ignorando o entre-lugar da subjetividade pós-colonial, onde se evidencia a permanência do outro, a falta, a perda e a não coincidência dos sujeitos. A cultura de referência do lugar pós-colonial torna-se, pois, uma prática de sobrevivência e suplementaridade, onde o cotidiano se constitui como produtor de sentido e valor, distanciando-se de seu conceito do paradigma estético ocidental.
Palavras-chave: Negritude. Pós-colonial. Identidade
Resumen
La Negritud se configura como contrapunto identitario a la alteridade blanca. La fetichizacion de la diferencia, en regiones post coloniales dimensionadas por la asimilacion cultural, exacerba el racismo y promueve la obsecion de la identidad, ignorando el entre-lugar de la subjetividad post colonial, en la cual se evidencia la permanencia del otro, la falta, la perdida y la no coincidencia de los sujetos. La cultura de referencia del lugar postcolonial se torna, pues, una práctica de subsistência y suplementariedad, en la cual el cotidiano se constituye como productor de sentido y valor, distanciandose de su concepto del paradigma estético ocidental.
Palabras claves: Negritud. Postcolonial. Identidad
Abstract
The Blackness is the identity counterpoint to the white outherness. The fetish process of the difference, in post colonial regions which are dimensioned by cultural assimilation, aggravates the racism and promotes the obsession of the identity, ignoring the in-between of post colonial subjectivity, where is evident the permanence of the other, the lack the loss and the non-coincidence of the subjects. The referential culture of the post colonial place becomes, thus, a practice of survival and complement, in which the daily life is the producer of meaning and value, moving away from its concept of the Occidental esthetic paradigm.
Keywords: Blackness. Post-colonial. Identity
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