A ALTERIDADE E A DIVERSIDADE NA RELEITURA HISTÓRICA DO TEATRO DA MARTINICA
Mots-clés :
Teatro historico do Caribe, Identidade cultural, Dramaturgia, SociedadeRésumé
As obras dos martinicanos Aimé Césaire e Edouard Glissant são revistas pelos escritores da geração posterior das Antilhas Francesas, pela importância que têm na discussão da produção literária e cultural naquela região. Fazendo da referência às primeiras gerações culturalmente emancipadas um gancho para discutir as interpretações do Caribe pelos “novos” autores, abordo duas obras da dramaturgia de Césaire e Glissant, Une tempête e Monsieur Toussaint, respectivamente. Confronto algumas interpretações sobre o sujeito histórico nesse teatro às do ensaio da geração mais nova, de Patrick Chamoiseau, Raphaël Confiant e Jean Bernabé, em Eloge de la créolité.
Palavras-chave: Teatro histórico do Caribe. Identidade cultural. Dramaturgia e sociedade
Resumen
Las obras de los martiniqueños Aimé Césaire y Edouard Glissant son revistas por los escritores de la generación posterior de las Antillas Francesas, por la importancia que tiene en la discusión de la producción literaria y cultural en aquella región. Haciendo de la referencia a las primeras generaciones culturalmente emancipadas un vínculo para discutir las interpretaciones del Caribe por los “nuevos” autores, abordo dos obras de la dramaturgia de Césaire y Glissant, Une tempête y Monsieur Toussaint, respectivamente. Confronto algunas interpretaciones sobre el sujeto histórico en ese teatro a las del ensayo de la generación más nueva, de Patrick Chamoiseau, Raphaël Confiant e Jean Bernabé, en Eloge de la créolité.
Palavras claves: Teatro histórico del Caribe. Identidade cultural. Dramaturgia y sociedade
Abstract
This works of the martinicans Aimé Césaire and Edouard Glissant are reviewed by the French writers of the current generation for the importance that they have in the discussion of the literacy and cultural production in the region.Making reference to the first culturally emancipated generations to discuss the interpretations of the Caribbean by the new authors we will broach the works of Césaire and Glissant, Une tempête e Monsieur Toussaint, respectively. .We will confront some interpretations about the histórical subjet in that teather to the essay by the newer generation, Patrick Chamoiseau, Raphaël Confiant e Jean Bernabé, in Eloge de la créolité.
Keywords: Caribbean Historical Theater. Cultural Identity. Dramaturgy and Society
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