GILBERTO GIL E CAETANO VELOSO: ser jovem nos alegres tristes trópicos

Autores

  • Amailton Magno Azevedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Juventude, Artes do Corpo

Resumo

Esse artigo pretendeu identificar e reconstruir os rastros de um modo de ser jovem nos trópicos brasileiros, a partir das trajetórias musicais de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Música, juventude e artes do corpo expressado por esses dois artistas, revelam uma faceta de como se fundou uma juventude nos trópicos brasileiros, entre os anos 60 e início dos 80. Tiveram como suportes culturais, os signos e valores afro-baianos e brasileiros em conexão com as tendências mundiais: da contracultura, da negritude, do renascimento africano, dos embates ideológicos postos com a Guerra Fria, da recusa da Ditadura militar brasileira, das drogas e da liberdade sexual. Enfim, com Gilberto Gil e Caetano Veloso, nos deparamos com a construção de uma experiência juvenil que moldou uma estética de ser e estar no mundo, demolindo cronologias rígidas sobre o tempo geracional e cultural.

Palavras-chave: Música. Juventude. Artes do Corpo

Resumen

Este artículo pretende identificar y reconstruir los trazos de un modo de ser jovem en los trópicos brasileños, a partir de las trayectorias musicales de Gilberto Gil y Caetano Veloso. Música, juventude y artes del cuerpo expresado por los dos artistas, revelan, de alguna manera, el proceso de formación de una juventud en los trópicos brasileños, entre los años 60 e inicio de los 80. Tuvieron como soportes culturales, los signos y valores afro-bahianos y brasileños conectados con las tendencias mundiales: de la contracultura, de la negritud, del renacimiento africano, de los embates ideológicos que trajo la Guerra Fría, del rechazo a la Dictadura militar brasileña, de las drogas y de la libertad sexual. En fin, con Gilberto Gil y Caetano Veloso, nos deparamos con la construcción de una experiencia juvenil que moldó una estética de ser y estar en el mundo, demoliendo cronologías rígidas sobre el tiempo generacional y cultural.

Palabras claves: Música. Juventud. Artes del Cuerpo

Abstract

This article aims to identify and reconstruct the characteristics of a style of being young in the Brazilian tropics, from the musical trajectories of Gilberto Gil and Caetano Veloso. Music, youth and corporal arts expressed by these two artists, reveal one facet of how a youth has been established in the Brazilian tropics, between the 19 60s and the early 1980s. They had, as cultural supports, the Afro-Bahian and Brazilian signs and values in connection with world tendencies: of counterculture, blackness, the African renaissance, the ideological clashes posed by the Cold War, the refusal to accept the Brazilian military dictatorship, as well as drugs and sexual freedom. In short, with Gilberto Gil and Caetano Veloso, we encounter the construction of a youthful experience which moulded an aesthetics of being and living in the world, demolishing rigid chronologies about generational and cultural time.

Keywords: Music. Youth. Corporal Arts

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Como Citar

Azevedo, A. M. (2014). GILBERTO GIL E CAETANO VELOSO: ser jovem nos alegres tristes trópicos. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2097