A crise do Estado neoliberal e a (r)evolução dos direitos individuais fundamentais na atualidade, em face a efetividade e concretização dos direitos coletivos no Brasil

Authors

Abstract

O presente artigo aborda as nuances entre o direito individual e os direitos coletivos, a partir do indivíduo, do Estado e do Direito, por meio dos diferentes interesses (individuais e coletivos). O conjunto de direitos coletivos surgidos a partir da década de 50, no chamado pós-guerra, foi o incremento para uma sociedade nacional e internacional em franca mutação, a ponto de que, a partir do final de década de 70 do século XX, em face da evolução social, a sociedade em si passou a ser uma sociedade de massa, dado que as relações jurídicas individuais se tornaram mais complexas, e o próprio Direito não pode mais permanecer num ambiente fora da realidade, mas aos poucos passou a fazer parte dessa nova realidade e figurar como parte no cenário dos conflitos sociais. O texto foi desenvolvido por meio das concepções doutrinárias de acordo com os diplomas legais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sebastião Sergio da Silveira, Universidade de São Paulo - USP Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Mestre e Doutor pela PUC/SP; Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Univesidade de São Paulo - FDRP/USP; Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP; Promotor de Justiça.

Marcos Aurélio Manaf, Centro Universitário Barão de Mauá

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto; Professor do Centro Universitário Barão de Mauá; Advogado

References

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução: Virgilio Afonso da Silva. 2. ed. São Paulo: Malheiros. 2015.

Almeida, Gregório Assagra de. Direito material coletivo. Superação da Summa Divisio Direito Público e Direito Privado por uma nova Summa Divisio Constitucionalizada. Belo Horizonte: Del Rey. 2008.

ARENDT, Hanna. A condição humana. Tadução: Roberto Raposo. 10. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2005.

BOBBIO, Noberto. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurelio Nogueira. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003.

CAPPELLETTI, Mauro. GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.

DINAMARCO, Candido Rangel. A Instrumentalidade do processo. 15. Ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Teoria geral do processo: comentários ao CPC de 2015: parte geral. São Paulo: Forense, 2015.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos: Conceito e legitimação para agir. 6.ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme (et al). Novo curso de processo civil: Tutela dos direitos mediante procedimentos diferenciados. 3 vol. 2.ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses em juízo: meio ambiente, consumidor, patrimônio cultural, patrimônio público e outros interesses. 20. Ed. São Paulo: Saraiva. 2007.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado Capitalista. Tradução de Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

RÉ, Aluísio Iunes Monti Ruggeri. O processo civil coletivo e sua efetividade. São Paulo: Malheiros, 2012.

SANTOS, Boaventura Sousa. Poderá o direito ser emancipatório? Tradução de João Paulo Moreira. Coimbra/Portugal: Centro de Estudos Sociais: Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 65, Maio 2003, pp.03-76.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e (m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 11ª ed. Porto Alegre: Revista do Advogado, 2014

TASSINARI, Clarissa; LIMA, Danilo Pereira. A construção da democracia no Brasil: A difícil relação entre Direito e Política. Revista Paradigma, nº 25-2. Ribeirão Preto, 2016.

UNGER, Roberto Mangabeira. Democracia realizada. A alternativa progressista. São Paulo: Boitempo Editorial. 1999.

VASCONCELOS, Antonio Gomes. Jurisdicción y el papel del juez em el estado democrático de derecho: um cambio paradigmático en América Latina. Revista Paradigma, nº 25-1. Ribeirão Preto, 2016.

Published

2020-08-24

How to Cite

Silveira, S. S. da, & Manaf, M. A. (2020). A crise do Estado neoliberal e a (r)evolução dos direitos individuais fundamentais na atualidade, em face a efetividade e concretização dos direitos coletivos no Brasil. Revista Húmus, 10(29). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/13672

Issue

Section

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura