Estresse e resiliência na rotina do profissional da saúde

Autores/as

  • Larissa Zucco Iarrocheski Universidade do Contestado - UnC
  • Fernanda Cristina Neidert Batista UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
  • Marly Perrelli

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.53

Palabras clave:

Profissionais da Saúde, Resiliência, Adversidades

Resumen

A saúde mental na contemporaneidade é um tema de destaque, repercutindo de nas discussões acadêmicas e midiáticas, mostrando sua importância e relevância, bem como o impacto na vida de todos os sujeitos. A justificativa se encontra uma vez que analisado o contexto emocional desses trabalhadores e suas rotinas, pois essas exigem preparo técnico e psicológico, além de competência para administrar suas emoções e sentimentos aliados ao dia a dia hospitalar e de emergências que envolvem tensões constantes. O artigo buscou responder à pergunta de quais os mecanismos que os profissionais da saúde utilizam como forma de enfrentamento das condições adversas do dia a dia para manter a sua saúde mental? A metodologia do presente trabalho teve como objetivo é compreender sobre esta temática da resiliência na saúde através de análise dos materiais publicados nas bibliotecas virtuais na área da saúde, utilizando como descritores: resiliência, profissional da saúde, estresse, ambiente hospitalar. Através das discussões encontradas foi possível evidenciar que o estresse no ambiente de trabalho, junto com as tensões da rotina de urgência e emergência podem desencadear problemas emocionais e psicológicos, bem como doenças psicossomáticas. Conclui-se, portanto, que a resiliência é uma habilidade, tanto quanto um recurso humano para o bom desenvolvimento e manutenção da saúde mental do profissional da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-12-13

Cómo citar

Iarrocheski, L. Z., Batista, F. C. N. ., & Perrelli, M. . (2022). Estresse e resiliência na rotina do profissional da saúde. Revista Húmus, 12(37). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.53

Número

Sección

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura