RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: Pedagogia do Oprimido

Auteurs-es

Résumé

O livro Pedagogia do Oprimido é um trabalho do educador Paulo Freire no qual desenvolve uma pedagogia voltada para a classe oprimida. De modo que esta classe consiga a sua emancipação em torno do pensamento crítico, entendendo a sua real condição social e possa lutar por melhores condições sociais. Não obstante, Pedagogia do Oprimido problematiza dois tipos de educação (bancária e problematizadora) como duas correntes educacionais que possuem objetivos distintos, tendo na educação bancária um foco maior em manter a hegemonia de classe. Isto é, manter a relação entre opressores-oprimidos enquanto a problematizadora e libertadora tem como finalidade a construção de uma sociedade mais crítica, mais igualitária e menos opressora.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Edmar Augusto Semeão Garcia, Universidade Federa de Alfenas

Bacharel Interdisciplinar em Ciências Humanas UFJF
Bacharel em Ciências Sociais UFJFLicenciado em Ciências Sociais UFJFPós-graduado em Ensino de Sociologia no Ensino Médio UFSJMestrando em Educação UNIFAL

Références

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 253 p.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-28

Comment citer

Semeão Garcia, E. A. (2021). RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: Pedagogia do Oprimido. Revista Húmus, 11(33). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16902

Numéro

Rubrique

Ensaios, traduções e críticas literárias