RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: Pedagogia do Oprimido

Autori

Abstract

O livro Pedagogia do Oprimido é um trabalho do educador Paulo Freire no qual desenvolve uma pedagogia voltada para a classe oprimida. De modo que esta classe consiga a sua emancipação em torno do pensamento crítico, entendendo a sua real condição social e possa lutar por melhores condições sociais. Não obstante, Pedagogia do Oprimido problematiza dois tipos de educação (bancária e problematizadora) como duas correntes educacionais que possuem objetivos distintos, tendo na educação bancária um foco maior em manter a hegemonia de classe. Isto é, manter a relação entre opressores-oprimidos enquanto a problematizadora e libertadora tem como finalidade a construção de uma sociedade mais crítica, mais igualitária e menos opressora.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Edmar Augusto Semeão Garcia, Universidade Federa de Alfenas

Bacharel Interdisciplinar em Ciências Humanas UFJF
Bacharel em Ciências Sociais UFJFLicenciado em Ciências Sociais UFJFPós-graduado em Ensino de Sociologia no Ensino Médio UFSJMestrando em Educação UNIFAL

Riferimenti bibliografici

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 253 p.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-28

Come citare

Semeão Garcia, E. A. (2021). RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: Pedagogia do Oprimido. Revista Húmus, 11(33). Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16902

Fascicolo

Sezione

Ensaios, traduções e críticas literárias