EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.52

Parole chiave:

TICs, neoliberalismo, inclusão digital, trabalho, educação

Abstract

Este estudo busca analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto neoliberal e suas implicações na inclusão digital, na precarização das relações de trabalho e nas políticas públicas voltadas para a democratização tecnológica. Sob essa lógica as TICs são apresentadas como ferramentas para promover eficiência e inclusão social. Esta pesquisa indaga se as tecnologias, em sua aplicação reforçam desigualdades estruturais e servem como instrumento de consolidação das lógicas de mercado. A inclusão digital revela que, o aumento no acesso às tecnologias, as políticas públicas negligenciam aspectos estruturais e qualitativos, como alfabetização digital pode levar a exclusão de populações vulneráveis. No campo do trabalho, as TICs têm intensificado a flexibilização das relações laborais, promovendo condições precarizadas, insegurança econômica e a transferência de riscos, em conformidade com os princípios neoliberais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fernanda de Melo Monteiro Fantini, Centro Universitário Mais - UniMais

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação do Centro Universitário Mais (Unimais). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás.  Professora da rede municipal de Educação do município de Trindade.

Daniella Couto Lôbo, Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Centro Universitário Mais (UniMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Professora do Curso de pedagogia (Unimais).

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-21

Come citare

Fantini, F. de M. M., & Lôbo, D. C. (2024). EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal. Revista Húmus, 14(43). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.52