CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA SOBRE PROTETORES BUCAIS
Resumen
Introdução: O protetor bucal é um dispositivo seguro, acessível e eficiente na prevenção de traumas orofaciais. Objetivo: Avaliar
o conhecimento dos alunos de odontologia sobre o papel dos protetores bucais para prevenção de traumas orofaciais relacionados
à prática esportiva. Métodos: Foi aplicado um questionário com questões que avaliaram o conhecimento acerca dos
protetores bucais como forma de prevenir os traumas. A variável “Alunos” foi dicotomizada em “básico”, incluindo alunos do
primeiro ao quarto semestre e “clínico”, alunos do quinto ao último semestre. Resultado: Os resultados demonstram que 82,6%
dos alunos conheciam os protetores bucais, sendo que apenas 50,3% conheciam os protetores personalizados. O conhecimento
de protetores personalizados foi referido por 31,6% entre alunos do grupo básico e por 68,4% do grupo clínico. Quanto a
orientação de uso do dispositivo 21,6% dos alunos saberiam orientar seu uso, destes 22,2% eram do grupo básico e 77,8% do
grupo clínico. Apenas 5,4% dos alunos saberiam confeccionar o dispositivo. Conclusão: ainda não há conhecimento suficiente
por parte alunos de odontologia acerca dos protetores bucais esportivos, mas pôde-se observar que a formação acadêmica
muda o perfil de conhecimento dos alunos, uma vez que foi observado um maior domínio do conhecimento sobre os protetores
bucais entre os alunos do grupo clínico.
Palavras-chaves: Protetores bucais. Prevenção de acidentes. Traumatismos dentários.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.