CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA SOBRE PROTETORES BUCAIS
Résumé
Introdução: O protetor bucal é um dispositivo seguro, acessível e eficiente na prevenção de traumas orofaciais. Objetivo: Avaliar
o conhecimento dos alunos de odontologia sobre o papel dos protetores bucais para prevenção de traumas orofaciais relacionados
à prática esportiva. Métodos: Foi aplicado um questionário com questões que avaliaram o conhecimento acerca dos
protetores bucais como forma de prevenir os traumas. A variável “Alunos” foi dicotomizada em “básico”, incluindo alunos do
primeiro ao quarto semestre e “clínico”, alunos do quinto ao último semestre. Resultado: Os resultados demonstram que 82,6%
dos alunos conheciam os protetores bucais, sendo que apenas 50,3% conheciam os protetores personalizados. O conhecimento
de protetores personalizados foi referido por 31,6% entre alunos do grupo básico e por 68,4% do grupo clínico. Quanto a
orientação de uso do dispositivo 21,6% dos alunos saberiam orientar seu uso, destes 22,2% eram do grupo básico e 77,8% do
grupo clínico. Apenas 5,4% dos alunos saberiam confeccionar o dispositivo. Conclusão: ainda não há conhecimento suficiente
por parte alunos de odontologia acerca dos protetores bucais esportivos, mas pôde-se observar que a formação acadêmica
muda o perfil de conhecimento dos alunos, uma vez que foi observado um maior domínio do conhecimento sobre os protetores
bucais entre os alunos do grupo clínico.
Palavras-chaves: Protetores bucais. Prevenção de acidentes. Traumatismos dentários.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.