Análise de experiências realizadas por estudantes em curso de licenciatura como espaço para desenvolvimento de saberes na era das tecnologias digitais

Autores

  • SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES Universidade Estadual do Maranhão
  • KALLYNE KAFURI ALVES Faculdade de Música do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.6

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, Recursos digitais, Tecnologias aplicadas à educação, Formação de professores, Multiletramentos

Resumo

Apresenta ações realizadas em curso de  licenciatura situado em uma universidade estadual nordestina e em grupo de estudos vinculado à graduação e pós-graduação em educação. Analisa a relação entre teoria e prática, a partir dos conceitos de cultura digital e de letramento, mídias e multiletramentos com foco na utilização de tecnologias educacionais na formação de professores. Utiliza metodologia expost facto e análise documental dos produtos confeccionados por estudantes, com vistas a identificar potencialidades educativas no uso da tecnologia na educação básica. Analisa que tais experiências são relevantes para a formação, sendo o protagonismo, a autonomia e a participação de estudantes saberes necessários no processo criativo e educativo.  Conclui que as experiências digitais são ações necessária na licenciatura, pois ressoam na imersão de diferentes pessoas na era digital.

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Biografia do Autor

SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro – PT). Professora Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). São Luís-MA, Brasil.

KALLYNE KAFURI ALVES, Faculdade de Música do Espírito Santo

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Professora Titular na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Vitória-ES, Brasil.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

RODRIGUES, S. F. N. ., & ALVES, K. K. . (2023). Análise de experiências realizadas por estudantes em curso de licenciatura como espaço para desenvolvimento de saberes na era das tecnologias digitais. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 81–100. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.6

Edição

Seção

Artigos