O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas

Autores

  • Josélia Domingos dos Santos Universidade Estadual da Bahia - UNEB
  • Emanuel do Rosário Santos Nonato Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.19

Palavras-chave:

Educação Básica, COVID-19, Práticas pedagógicas, Recursos Educacionais Digitais

Resumo

Os Recursos Educacionais Digitais (RED) quando incorporados à prática pedagógica dos professores têm o potencial para enriquecer o processo educativo. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como os professores da Educação Básica do município de São Francisco do Conde utilizam os RED na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de dois questionários mistos on-line, aplicados a 287 (duzentos e oitenta e sete) professores e coordenadores pedagógicos dessa rede pública de ensino. O estudo demonstrou que apesar do pouco domínio pedagógico e da falta de infraestrutura adequada nas escolas, os professores buscam integrar as Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas pedagógicas de forma regular e diversificada. Os resultados também apontam a necessidade de formação continuada e investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas para que os docentes possam utilizar os RED no processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e participativas.

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Biografia do Autor

Josélia Domingos dos Santos, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

 

 

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Santos, J. D. dos, & Nonato, E. do R. S. (2024). O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 95–114. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.19

Edição

Seção

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital