O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.19Palavras-chave:
Educação Básica, COVID-19, Práticas pedagógicas, Recursos Educacionais DigitaisResumo
Os Recursos Educacionais Digitais (RED) quando incorporados à prática pedagógica dos professores têm o potencial para enriquecer o processo educativo. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como os professores da Educação Básica do município de São Francisco do Conde utilizam os RED na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de dois questionários mistos on-line, aplicados a 287 (duzentos e oitenta e sete) professores e coordenadores pedagógicos dessa rede pública de ensino. O estudo demonstrou que apesar do pouco domínio pedagógico e da falta de infraestrutura adequada nas escolas, os professores buscam integrar as Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas pedagógicas de forma regular e diversificada. Os resultados também apontam a necessidade de formação continuada e investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas para que os docentes possam utilizar os RED no processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e participativas.
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