Procura-se protagonismo e representação: a percepção de estudantes sobre os movimentos sociais no Brasil

Autores

  • Thomas Leonardo Marques de Castro Leal Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Tiago Ferraz Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcos Anjos de Moura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Mauricio de Oliveira Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v11n1e26670

Palavras-chave:

movimento social, protagonismo juvenil, representação

Resumo

O protagonismo juvenil pode ser entendido como a participação de adolescentes no enfrentamento de situações reais na escola, na comunidade e na vida social. Uma das principais formas que esse protagonismo vem se concretizando é através de movimentos estudantis e sociais. O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e opiniões de jovens do Ensino Técnico profissional em uma Escola de Vitória da Conquista - BA sobre o protagonismo juvenil e movimentos sociais em suas vidas. Foi realizada uma pesquisa de levantamento e uma análise descritiva e hermenêutica dos dados guiados por dois questionários estruturados para 26 alunos. Os alunos demonstraram conhecimento limitado do tema, porém, acreditam em mudanças realizadas por jovens na sociedade. Assim, o processo de protagonismo juvenil destes alunos precisa ser intensificado, pois eles são agentes da transformação e da politização, além disso, há necessidade de aulas que discutam mais o assunto dentro de sala.

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Biografia do Autor

Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, UESC

Tiago Ferraz Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, UNIVASF

Marcos Anjos de Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais, UESB

Mauricio de Oliveira Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, UNIVASF

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Publicado

2025-05-24 — Atualizado em 2025-06-03

Versões

Como Citar

Leal, T. L. M. de C., Costa, T. F. ., Moura, M. A. de, & Silva, M. de O. . (2025). Procura-se protagonismo e representação: a percepção de estudantes sobre os movimentos sociais no Brasil. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 146–162. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v11n1e26670 (Original work published 24º de maio de 2025)

Edição

Seção

Área Livre