Procura-se protagonismo e representação: a percepção de estudantes sobre os movimentos sociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v11n1e26670Palabras clave:
movimento social, protagonismo juvenil, representaçãoResumen
O protagonismo juvenil pode ser entendido como a participação de adolescentes no enfrentamento de situações reais na escola, na comunidade e na vida social. Uma das principais formas que esse protagonismo vem se concretizando é através de movimentos estudantis e sociais. O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e opiniões de jovens do Ensino Técnico profissional em uma Escola de Vitória da Conquista - BA sobre o protagonismo juvenil e movimentos sociais em suas vidas. Foi realizada uma pesquisa de levantamento e uma análise descritiva e hermenêutica dos dados guiados por dois questionários estruturados para 26 alunos. Os alunos demonstraram conhecimento limitado do tema, porém, acreditam em mudanças realizadas por jovens na sociedade. Assim, o processo de protagonismo juvenil destes alunos precisa ser intensificado, pois eles são agentes da transformação e da politização, além disso, há necessidade de aulas que discutam mais o assunto dentro de sala.
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