Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
Keywords:
Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.Abstract
O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na Universidade
Federal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo Márcio
Vasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.
Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,
portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,
submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversos
prêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais
Afro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores de
Voduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a
Casa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre um
dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha do
Cangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XI
Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.
br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir para
a produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotar
o tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. É
sustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideias
gerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em que
esta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Paris
em 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,
Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligada
à cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,
seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,
ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.
Downloads
References
BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). Disponível em:<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/
bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2010/cultura/20100629_EditalCinema2010.html>. Acesso em:
dez. 2011.
BNB (Banco do Nordeste) Disponível em:<http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/eventos/programabnb_
decultura/gerados/apresentacao.asp>. Acesso em: 04 dez.2011.
CUNHA, Gaudêncio. Álbum do Maranhão 1908. Spala Editora Ltda. Rio de Janeiro – RJ, 1987.
GISÈLE, Freund. Fotografia e sociedade. Coleção comunicação e linguagens. Tradução de Pedro
Miguel Frade, 2ª ed. 1995.
KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia: /Cláudio Araújo Kubrusly. – São Paulo: Brasiliense,
– (Coleção Primeiros Passos; 82).
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem / José de Souza Martins. – 1. ed.,
ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2009.
MÁRCIO VASCONCELOS: NA TRILHA DO CANGAÇO – UM ENSAIO PELO SERTÃO QUE
LAMPIÃO PISOU. Disponível em: <http://www.natrilhadocangaco.com.br/projeto.php>. Acesso em: 06
dez. 2011.
MÁRCIO VASCONCELOS: Fotografia (Na trilha do Cangaço). Disponível em:<http://www.marciovasconcelos.
com.br/galerias/trilha.php>. Acesso em: 06 dez. 2011.
MÁRCIO VASCONCELOS: Fotografia/Portfólio. Disponível em:<http://www.marciovasconcelos.com.
br/portifolio.php>. Acesso em: 06 dez. 2011.
MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil /
Maria Teresa Villela Bandeira de Mello. – Rio de Janeiro: Funarte, 1998. 216 p.: fot. – (Coleção luz
e reflexão; 7).
VASCONCELOS, Márcio. Nagon Abioton: um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa de Nagô
/ Márcio Vasconcelos (organizador); Mundicarmo Ferretti; Paulo Melo Sousa; fotografia de Márcio
Vasconcelos. – São Luís, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.