Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos

Auteurs-es

  • Walter Rodrigues Marques Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica (mestrando); Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde; Especialização em Neurpsicopedagogia e Educação Especial; Ciências Sociais (graduando); graduado em Educação Artística, em Psicologia. Professor de Arte da rede estadual do Maranhão. Membro da ANPED; da FAEB; ABPN; da AMAE; do Grupo de Estudo e Pesquisa “Arte, Cultura e Educação” (GEPACE-UFMA).
  • José Murilo Moraes dos Santos
  • Luís Félix de Barros Vieira Rocha
  • João Fortunato Soares de Quadros Júnior

Mots-clés :

Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.

Résumé

O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na Universidade
Federal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo Márcio
Vasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.
Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,
portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,
submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversos
prêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais
Afro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores de
Voduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a
Casa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre um
dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha do
Cangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XI
Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.
br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir para
a produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotar
o tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. É
sustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideias
gerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em que
esta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Paris
em 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,
Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligada
à cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,
seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,
ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Walter Rodrigues Marques, Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica (mestrando); Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde; Especialização em Neurpsicopedagogia e Educação Especial; Ciências Sociais (graduando); graduado em Educação Artística, em Psicologia. Professor de Arte da rede estadual do Maranhão. Membro da ANPED; da FAEB; ABPN; da AMAE; do Grupo de Estudo e Pesquisa “Arte, Cultura e Educação” (GEPACE-UFMA).

Possui Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Fez Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Associado IV do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, semiótica, linguagem, design gráfico e literatura.

José Murilo Moraes dos Santos

Professor Auxiliar - Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
Mestre em Educação e graduação em Educação Artística pela UFMA. Especialista em Artes pela Faculdade
Internacional Signorelli-RJ. Durante a década de 1970 Participou ativamente de movimentos
políticos e artísticos em São Luís (teatro, cinema, fotografia, artes plásticas). Foi um dos fundadores
do Laboratório de Expressões Artísticas? LABORARTE. Coordenou o Departamento de Fotografia e
Cinema da entidade.

Luís Félix de Barros Vieira Rocha

Mestre em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica.
Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (UFMA). Especialista em Gênero
e Diversidade na Escola, Política de Igualdade Racial pela UFMA. Graduando em Comunicação
Social - Jornalismo (UFMA). Especializando em Educação Especial Inclusiva (UEMA). Membro da
ANPED; da FAEB e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Professor de arte da
escola Municipal Júlia Fonseca Barbosa, SEMED/Matões do Norte - Maranhão

João Fortunato Soares de Quadros Júnior

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Programa de Mestrado
Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA. Possui Pós-Doutorado pela
Universidad de Granada (Espanha). Doutorado Internacional em Educación Musical pela Universidad
de Granada (España) (2013), Mestrado em Educação Musical pela Universidad de Granada (2013),
Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Graduação em Artes (ênfase em
Música) pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006).

Références

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). Disponível em:<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/

bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2010/cultura/20100629_EditalCinema2010.html>. Acesso em:

dez. 2011.

BNB (Banco do Nordeste) Disponível em:<http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/eventos/programabnb_

decultura/gerados/apresentacao.asp>. Acesso em: 04 dez.2011.

CUNHA, Gaudêncio. Álbum do Maranhão 1908. Spala Editora Ltda. Rio de Janeiro – RJ, 1987.

GISÈLE, Freund. Fotografia e sociedade. Coleção comunicação e linguagens. Tradução de Pedro

Miguel Frade, 2ª ed. 1995.

KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia: /Cláudio Araújo Kubrusly. – São Paulo: Brasiliense,

– (Coleção Primeiros Passos; 82).

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem / José de Souza Martins. – 1. ed.,

ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2009.

MÁRCIO VASCONCELOS: NA TRILHA DO CANGAÇO – UM ENSAIO PELO SERTÃO QUE

LAMPIÃO PISOU. Disponível em: <http://www.natrilhadocangaco.com.br/projeto.php>. Acesso em: 06

dez. 2011.

MÁRCIO VASCONCELOS: Fotografia (Na trilha do Cangaço). Disponível em:<http://www.marciovasconcelos.

com.br/galerias/trilha.php>. Acesso em: 06 dez. 2011.

MÁRCIO VASCONCELOS: Fotografia/Portfólio. Disponível em:<http://www.marciovasconcelos.com.

br/portifolio.php>. Acesso em: 06 dez. 2011.

MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil /

Maria Teresa Villela Bandeira de Mello. – Rio de Janeiro: Funarte, 1998. 216 p.: fot. – (Coleção luz

e reflexão; 7).

VASCONCELOS, Márcio. Nagon Abioton: um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa de Nagô

/ Márcio Vasconcelos (organizador); Mundicarmo Ferretti; Paulo Melo Sousa; fotografia de Márcio

Vasconcelos. – São Luís, 2009.

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Publié-e

2019-01-05

Comment citer

Marques, W. R., dos Santos, J. M. M., Rocha, L. F. de B. V., & de Quadros Júnior, J. F. S. (2019). Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 131–150. Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510

Numéro

Rubrique

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação