Pensando a Subjetividade nos Domínios da Filosofia e Educação
Mots-clés :
Subjetividade. Prática Pedagógica. Filosofia e Educação.Résumé
O tema subjetividade transita na interlocução entre Filosofia e Educação, considerando que a sistemática
produção de subjetividade se dá no espaço escolar pelos dispositivos presentes nessa instituição
coadunando com o tempo, pois é neste ambiente que o indivíduo permanece a maior parte de sua vida
formativa, onde cada vez esse tempo é acrescido, aumentando o alcance, a criação e o aperfeiçoamento
de tecnologias políticas do corpo e práticas de subjetivação. O artigo em voga, articula-se em torno
do código e do dispositivo que faz da escola esse lugar disciplinar e de produção de subjetividade.
Observou-se, que esse dispositivo é a prática pedagógica, que se tornou um saber sujeitado, responsável
pela fissura entre teoria e prática e pela subjetivação docente e discente. Utiliza-se dos conceitos
foucaultianos de biopolítica, governamentalidade, parrhesía e cuidado de si, para questionar a identidade
promovida pelo Estado e a real identidade docente e sua dimensão política.
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