Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.24Parole chiave:
Fandango Caiçara, Comunidade, Estética Social, Ubatuba, PatrimônioAbstract
Este artigo parte da conceituação de estética social para compreender os aspectos festivos do fandango caiçara. Define-se estética social como uma situação sensível compartilhada entre os membros de uma comunidade. Além dos aspectos propriamente artísticos da festa, procura-se focalizar as próprias relações humanas e vivências coletivas como experiência estética. Objetiva-se interpretar a estética social do fandango, tomando as relações entre os participantes e a vida comunitária como experiências sensíveis, observando a expressão cultural construída socialmente através da tradição das comunidades fandangueiras. Utilizamos como metodologia a etnografia em Psicologia Social, no convívio com fandangueiros e fandangueiras da cidade de Ubatuba (SP), tendo como fonte complementar uma série de vídeos produzidos sobre essas práticas. Considera-se a comunidade fandangueira em termos de “estética social”, na qual os aspectos artísticos da festa são indissociáveis das relações comunitárias, na experiência sensível compartilhada por seus membros.
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