Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária

Autores

  • Ricardo Mendes Mattos Universidade de Taubaté
  • Arley Andriolo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.24

Palavras-chave:

Fandango Caiçara, Comunidade, Estética Social, Ubatuba, Patrimônio

Resumo

Este artigo parte da conceituação de estética social para compreender os aspectos festivos do fandango caiçara. Define-se estética social como uma situação sensível compartilhada entre os membros de uma comunidade. Além dos aspectos propriamente artísticos da festa, procura-se focalizar as próprias relações humanas e vivências coletivas como experiência estética. Objetiva-se interpretar a estética social do fandango, tomando as relações entre os participantes e a vida comunitária como experiências sensíveis, observando a expressão cultural construída socialmente através da tradição das comunidades fandangueiras. Utilizamos como metodologia a etnografia em Psicologia Social, no convívio com fandangueiros e fandangueiras da cidade de Ubatuba (SP), tendo como fonte complementar uma série de vídeos produzidos sobre essas práticas. Considera-se a comunidade fandangueira em termos de “estética social”, na qual os aspectos artísticos da festa são indissociáveis das relações comunitárias, na experiência sensível compartilhada por seus membros.

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Biografia do Autor

Ricardo Mendes Mattos, Universidade de Taubaté

Doutor em Psicologia da Arte pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, instituição na qual concluiu seu pós-doutorado. Docente do curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU). Coordenador do Núcleo de Bem-Estar Saúde Mental da Pro-reitoria Estudantil da Universidade de Taubaté. Dedica-se ao estudo de expressões da cultura tradicional de São Luiz do Paraitinga, em especial os cantos improvisados de desafio (calango, cana-verde, embolada paulista, jongo e samba rural).

Arley Andriolo, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atual Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IP/USP. Coordenador do Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte (IP/USP) e líder do Grupo de Estética Social (USP/CNPq). Bacharel e licenciado em História (FFLCH e FE-USP), Doutor em Psicologia Social (IP-USP). 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Mattos, R. M. ., & Andriolo, A. . (2024). Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 184–200. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.24

Edição

Seção

Artigos