JUVENTUDE, SUSTENTABILIDADE E CAPITALISMO VERDE
DOI :
https://doi.org/10.18764/10.18764/2236-9473v19n1.2022.6Mots-clés :
Capitalismo verde, Juventude e meio ambiente, Estado, Mercado, SociedadeRésumé
O artigo tem como objetivo analisar as percepções da juventude brasileira sobre o capitalismo verde, suas práticas e discursos, baseado em questionário eletrônico com 1.225 jovens. O questionário indaga sobre o que os jovens entendem por capitalismo verde, como percebem o papel do Estado, do mercado e da sociedade e também sobre as práticas de consumo verde. O suporte teórico utiliza contribuições da sociologia ambiental, da sociologia da juventude e da sociologia do consumo. As principais conclusões indicam que jovens apresentam um elevado nível de conhecimento sobre sustentabilidade ambiental, com várias ações práticas já incorporadas individualmente e pelas suas famílias. Os informantes compreendem que o êxito da sustentabilidade ambiental e do consumo verde depende de uma articulação entre Estado, mercado e sociedade. Em suma, os dados mostram como os jovens são agentes desse novo processo civilizador, representado pela ambientalização das práticas e das relações de consumo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Pós Ciências Sociais 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.