JUVENTUDE, SUSTENTABILIDADE E CAPITALISMO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.18764/10.18764/2236-9473v19n1.2022.6Parole chiave:
Capitalismo verde, Juventude e meio ambiente, Estado, Mercado, SociedadeAbstract
O artigo tem como objetivo analisar as percepções da juventude brasileira sobre o capitalismo verde, suas práticas e discursos, baseado em questionário eletrônico com 1.225 jovens. O questionário indaga sobre o que os jovens entendem por capitalismo verde, como percebem o papel do Estado, do mercado e da sociedade e também sobre as práticas de consumo verde. O suporte teórico utiliza contribuições da sociologia ambiental, da sociologia da juventude e da sociologia do consumo. As principais conclusões indicam que jovens apresentam um elevado nível de conhecimento sobre sustentabilidade ambiental, com várias ações práticas já incorporadas individualmente e pelas suas famílias. Os informantes compreendem que o êxito da sustentabilidade ambiental e do consumo verde depende de uma articulação entre Estado, mercado e sociedade. Em suma, os dados mostram como os jovens são agentes desse novo processo civilizador, representado pela ambientalização das práticas e das relações de consumo.
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