DE QUE EDUCAÇÃO NECESSITAMOS? Por uma educação pública e contra-hegemônica

Autores

  • Ana Maria Marques Santos UFRRJ
  • Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio UFRRJ
  • Lucília Augusta Lino UERJ
  • Maria da Conceição Calmon Arruda FIOCRUZ
  • Patrícia Bastos de Azevedo UFFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp262-276

Palavras-chave:

Direito a educação, Políticas Públicas, Formação de Professores, Trajetórias de vida

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre especificidades da Formação de Professores, sob a ótica do PARFOR, e a proposta, encampada pelo governo federal, pela regulamentação da Educação Domiciliar.  Busca-se compreender as relações entre o projeto governamental e seus impactos no espaço macro e micro da Educação brasileira. Partimos dos textos apresentados na JOINPP 2019, na mesa temática “De que educação necessitamos?”, que problematizaram o desmonte das políticas educacionais marcado pela deslegitimação das conquistas históricas dos trabalhadores, perda de direitos e desconstrução da educação pública. Este texto articula as reflexões sobre o PARFOR, como política nacional de formação de professores, suas correlações formativas para a ação/trajetória de mulheres-professoras, suas práticas de letramento escolar e o projeto neoliberal de privatização e desfinanciamento da educação pública.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

SANTOS, Ana Maria Marques; ARCENIO, Cláudia Rodrigues do Carmo; LINO, Lucília Augusta; ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; AZEVEDO, Patrícia Bastos de.
DE QUE EDUCAÇÃO NECESSITAMOS? Por uma educação pública e contra-hegemônica
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, p. 262–276, 16 Set 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/15107. Acesso em: 27 dez 2024.