AS CONDIÇÕES DE MORADIA DAS FAMÍLIAS POBRES EM CANAÃ DOS CARAJÁS, UMA CIDADE MINERAL DA AMAZÔNIA

Autores

  • Daniel Nogueira Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Rithielly Lira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p228-248

Palavras-chave:

Condições de Moradia, Pobreza, Município Minerado, Canaã dos Carajás

Resumo

Entre os serviços necessários para uma condição de vida digna, a habitação é considerada a mais básica, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Partindo dessa constatação, o presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar as condições habitacionais das famílias em situação de pobreza monetária em um dos principais municípios minerados do Brasil: Canaã dos Carajás, que fica localizado no Estado do Pará. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados do Cadastro Único, este trabalho busca apresentar um panorama das condições habitacionais da população mais pobre desse município mineral da Amazônia brasileira. Os principais resultados apontam que as famílias inscritas no Cadastro Único que residem em Canaã dos Carajás possuem dificuldades de acesso a serviços como abastecimento de água e coleta direta de lixo, especialmente na Zona Rural e entre os grupos menos escolarizados. Contudo, há evidências de que as políticas habitacionais a nível federal, estadual e municipal desenvolvidas no município nos últimos anos vêm contribuindo para a redução dos problemas nas condições de moradia na população inscrita no cadastro, sem, contudo, alterar as causas estruturais dessa realidade.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nogueira Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Professor Adjunto A do curso de Economia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Economia da UFPA e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual. Atua em projetos de Extensão com comunidades Indígenas do Sudeste Paraense e tem interesse nos temas: Macroeconomia do Desenvolvimento, Relações de Trabalho, Economia Brasileira e Economia da Amazônia.

Rithielly Lira Sousa

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2014). Mestranda no programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) na linha de pesquisa em Economia, Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

SILVA, Daniel Nogueira; SOUSA, Rithielly Lira.
AS CONDIÇÕES DE MORADIA DAS FAMÍLIAS POBRES EM CANAÃ DOS CARAJÁS, UMA CIDADE MINERAL DA AMAZÔNIA
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 228–248, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.