A POLÍTICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: combate ao racismo, demanda por controle e (re)direcionamentos

Autores

  • Yuri Michael Pereira Costa
  • Alan Jeffeson Lima de Moraes
  • Caroline Tayane Caetano Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.15

Palavras-chave:

Cotas étnico-raciais, Universidade Federal do Maranhão, heteroidentificação, políticas de inclusão, revisão de políticas

Resumo

Este artigo explora a implementação e os desafios da política de cotas étnico-raciais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Analisando o histórico dessa política, o estudo destaca as reformas legislativas e as práticas institucionais que têm moldado a admissão e a verificação da autodeclaração racial dos candidatos. Enfatiza-se a necessidade de uma revisão constante e de monitoramento para prevenir fraudes e assegurar a integridade do processo de seleção. As mudanças recentes na legislação são discutidas, revelando como elas afetam a seleção de cotistas e a administração da política de cotas, especialmente em relação ao processo de heteroidentificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

COSTA, Yuri Michael Pereira; MORAES, Alan Jeffeson Lima de; SILVA, Caroline Tayane Caetano Santos da.
A POLÍTICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: combate ao racismo, demanda por controle e (re)direcionamentos:
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 248–267, 22 Out 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24465. Acesso em: 26 dez 2024.