GÊNERO E LIBERDADE: narrativas e práticas feministas no mundo do trabalho e da cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.27Palavras-chave:
Estudos de gênero, trabalho escravo, cultura popularResumo
Nosso objetivo neste trabalho é apresentar reflexões teóricas e epistemológicas ligadas aos estudos de gênero, junto a análises empíricas do mundo do trabalho e da cultura popular a partir de entrevistas com os sujeitos em pesquisa. Inicialmente, nos concentraremos nas principais ideias da chamada “terceira onda do movimento feminista”. As ondas do feminismo são expressões das práticas de liberdade (Foucault) que constroem sujeitos e exprimem uma ética, entendida como uma prática racional. Essas reflexões apoiam a leitura de dois estudos: um tem como objeto o projeto Mulher Maravilha, formado por mulheres no contexto do trabalho escravo no Maranhão; o outro reúne experiências de mulheres protagonistas da cultura popular no estado. São apresentadas as reflexões acerca das condições dessas mulheres numa perspectiva interseccional e as práticas feministas dessas líderes negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.