PROGRAMA ESCOLA INTERCULTURAL BILÍNGUE DE FRONTEIRA: primeiros anos na fronteira Jaguarão/Brasil – Rio Branco / Uruguai
Keywords:
PEIBF, Bilinguismo, Fronteira, InterculturalidadeAbstract
O governo do Brasil vem realizando ações para qualificar o ensino em todos os níveis educativos do país, bem como estreitar relações com os países integrantes do MERCOSUL. O trabalho aborda o Programa Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira, fazendo um relato descritivo do desenvolvimento desse projeto, observado na região Jaguarão-Brasil/Rio Branco-Uruguai desde seu surgimento até os dias atuais, e discutindo alguns conceitos que foram fundamentais para a compreensão da proposta, tais como interculturalidade, bilinguismo e fronteira. A metodologia escolhida caracterizouse como estudo de campo, utilizando, como instrumentos para coleta de dados, entrevistas com os professores que atuavam no projeto e fontes documentais. Assim, essa discussão leva a refletir sobre a importância da formação, inicial e continuada, dos sujeitos envolvidos neste processo. Os resultados apontam, ainda, que a ausência de apoio pedagógico representa um obstáculo para um melhor desenvolvimento do Programa.Palavras-chave: PEIBF, bilinguismo, fronteira, interculturalidadePROGRAM FOR INTERCULTURAL BILINGUAL SCHOOL AT THE BORDER: early years at the border Jaguarão/Brazil- Rio Branco/UruguayAbstract: The government of Brazil has been carrying out actions to qualify teaching at all educational levels, as well as to narrow relationships with the countries members of MERCOSUL. In this scenario lies the Program for Intercultural Bilingual School of Frontier, which will be handled in the current assignment. The aim of this study was to have a descriptive report of this project development observed in Jaguarão (Brazil) / Rio Branco (Uruguay) since its inception tothe present days and, with it, discuss some concepts which were fundamental to the understanding of the project, such as interculturalism, bilingualism and border. The methodology chosen, can be characterized as a field study, using as data-collection instruments, interviews with teachers who worked in the project and documentary sources. The present discussion proposed a reflection on the initial and continuing training of the subjects involved in the project. The resultsalso indicated that the lack of educational support is an impediment to a better development of the program.Key words: bilingualism, border, interculturality.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-08-02
How to Cite
BOÉSSIO, Cristina Pureza Duarte; SILVA JUNIOR, Bento Selau da; CUNHA, Yanna Karlla Honório Gontijo.
PROGRAMA ESCOLA INTERCULTURAL BILÍNGUE DE FRONTEIRA: primeiros anos na fronteira Jaguarão/Brasil – Rio Branco / Uruguai
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 421–431, 2 Aug. 2013 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1423. Acesso em: 23 nov. 2024.Issue
Section
Artigos - Dossiê Temático
License
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.