PROEJA E As REPERCUSSÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p912-930Keywords:
Egressos do Proeja, Problemática de jovens e adultos trabalhadores, Resultado de programas educativos, Jovens e adultos e escolarizaçãoAbstract
Pesquisa social de natureza avaliativa baseada em informações qualitativas e quantitativas. Estuda o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma/ Campus Maracanã), entre os anos 2015/2017, com o objetivo de
avaliar as implicações do programa na vida dos egressos, focalizando a continuação dos seus estudos. Fundamenta-se à luz do pensamento de Minayo (1991), Sposito (2005) e Arendt (2009). Além disso, debruça-se sobre as orientações do documento que baliza o Proeja. Participaram da pesquisa 79 egressos e utilizaram-se, como instrumentais de pesquisa, a
entrevista aberta e o questionário. Os resultados revelam que, a despeito das inúmeras variáveis contextuais, o Proeja contribuiu para o prosseguimento dos estudos dos egressos.
Palavras-chave: Egressos do Proeja. Problemática de jovens e adultos trabalhadores. Resultado de programas educativos. Jovens e adultos e escolarização.
PROEJA AND THE REPERCUSSIONS ON THE SCHOOLING OF BENEFICIARIES
Abstract
Social research of an evaluative nature, based on qualitative and quantitative information. It studies the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Mode -Proeja, developed by the Federal Institute of Maranhão (Ifma) - Campus Maracanã, between the years 2015/2017, with the objective of evaluating
the implications of the program in the life of the egresses., focusing on the continuation of their studies. It is based on the thought of Minayo (1991); Sposito (2005) and Arendt (2009). In addition, it focuses on the guidelines of the Document that guides Proeja. 79 graduates participated and the open interview and the questionnaire were used as research tools. The results of the research reveal that, in spite of the innumerable contextual variables, Proeja contributed to the continuation of the studies of the graduates.
Keywords: Graduates of Proeja. Issues of young and adult workers. Result of educational programs. Youth and adults and schooling.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.