EDUCATION IN THE MST: an instrument of revolutionary struggle in the countryside

Authors

  • José jonas Borges da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Leomar Pereira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1213-1230

Keywords:

MST, school, field education, public policies

Abstract

O presente texto trata do debate da educação a partir da experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, destacando a contribuição dos movimentos sociais para a construção do projeto de Educação do Campo,este apresentado nas contradições do processo político que é típico do contexto da sociedade capitalista. O artigo apresenta como expressão deste projeto no Maranhão a experiência da Unidade Integrada Roseli Nunes, localizada no município Lagoa Grande do Maranhão. Para o desenvolvimento do artigo, o debate apresentado dialoga com autores que estudam a temática, como Caldart, Fernandes e Sousa. Conclui que a experiência da Escola é uma importante referência para a educação do campo no estado, mesmo mediada pelas contradições e complexidades da sociedade capitalista.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-09-27

How to Cite

SILVA, José jonas Borges da; SOUSA, Maria Leomar Pereira de.
EDUCATION IN THE MST: an instrument of revolutionary struggle in the countryside
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1213–1230, 27 Sep. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9862. Acesso em: 23 nov. 2024.