POLITICAL TRANSFORMATIONS AND PERSISTENCE OF THE INEQUALITIES OF ACCESS TO SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1545-1568Keywords:
Linguistic stratification, social inequality, school inequality, sociocultural transformationAbstract
Este artigo utiliza dados empíricos fornecidos por estudantes de escolas públicas e privadas, analisados à luz dos teóricos Labov, Bourdieu e Bernstein. A partir da análise das disciplinas preferidas pelos estudantes e dos seus discursos orais e escritos, mostra que a estratificação linguística está correlacionada com as desigualdades sociais e escolares, sendo que os estudantes das classes favorecidas levam vantagem em relação aos estudantes das classes desfavorecidas no acesso à escola, que possui um código linguístico distante desses estudantes e próximo daqueles. Conclui que a escola opera um processo de naturalização das desigualdades sociais, visto que, nesse modelo escolar, não se vislumbra um processo de transformação sociocultural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista de Políticas Públicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.