SOCIEDADE CIVIL E BASES DA EDUCAÇÃO: novo tempo para manifestos ou manifestos para novo tempo?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p695-715Palabras clave:
Desenvolvimento, Manifestos da educação, Sociedade civil, Desigualdades, Ação públicaResumen
Este artigo evidencia historicamente as desigualdades e as ações da sociedade civil inscritas nos manifestos da educação brasileira. Advindo de estudo teórico, pesquisa bibliográfica e documental tem por objetivo analisar como este Ator Rede entendeu e reagiu ao processo de desenvolvimento brasileiro e suas relações no campo da educação. Aponta que os escritos serviram de aporte para a compreensão da conjuntura de cada tempo histórico, pois trazem o cenário em que se inseriram as lutas e as conquistas. Revela como esses atores perceberam ou não as bases que estruturaram a educação no Brasil, como também, a importância dos instrumentos políticos de ação pública. Enfatiza como o movimento histórico das bases de estruturação educacional e social ajuda a pensar a atualidade política.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Manifestos da educação. Sociedade civil. Desigualdades. Ação pública.
CIVIL SOCIETY AND THE BASIS OF EDUCATION: new time for manifestos or manifestos for a new time?
Abstract
This article evidences historically the inequalities and the actions of the civil society inscribed in the Brazilian education manifestos. Based on a theoretical study, bibliographical and documentary research, it aims to analyze how this ActorNetwork understood and reacted to the Brazilian development process and its relations in the field of education. It points out that the writings served as a contribution to the understanding of the conjuncture of each historical time because they bring the scenario in which they entered, the struggles and the achievements. It reveals how these actors perceived or not the basis that structured education in Brazil, as well as the importance of the political instruments of public action. It also emphasizes how the historical movement of the basis of educational and social structure can contribute on reflect upon the current political time.
Keywords: Development. Education manifestos. Civil society. Inequalities. Public action.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.