FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. - POR QUE CONTINUAR LENDO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?

Autores/as

  • Moacir Gadotti Instituto Paulo Freire

Palabras clave:

Resenha. Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire

Resumen

O livro Pedagogia do oprimido chega à sua 50ª
edição. Em 2001, o Instituto Paulo Freire, com sede
em São Paulo, recebeu o fac-símile dos manuscritos
deste livro cuja história começa em 1968, quando Paulo Freire entregou a Jacques Chonchol, diretor do Instituto Chileno de Reforma Agrária (ICIRA), onde Paulo Freire trabalhava. No ano seguinte, ele sairia do Chile, passando quase um ano na
Universidade de Harward, nos Estados Unidos e, depois, se estabelecendo em Genebra, no Conselho Mundial de Igrejas, de onde regressou ao Brasil dez anos depois, completando 16 anos de exílio. Depois que ele entregou os manuscritos a Chonchol nunca mais os viu, pois não ficou com nenhuma cópia.
No final de sua vida, desejando revê-los, tinha a intenção de escrever a Jacques Chonchol para obter uma cópia, mas faleceu logo depois, sem conseguir realizar esse sonho.

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Biografía del autor/a

Moacir Gadotti, Instituto Paulo Freire

Filosofo
Doutor em Educação pela Universidade de Geneve
Diretor do Instituto Paulo Freire

Cómo citar

GADOTTI, Moacir.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. - POR QUE CONTINUAR LENDO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 459–461, 1 ago. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1533. Acesso em: 23 nov. 2024.