CINEMA: uma forma de reflexão filosófica

Autores/as

  • Tânia Mara De Bastiani Instituto Federal Farroupilha - IFFarroupilha
  • Simone Becher Araujo Moraes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palabras clave:

Ensino de filosofia, Cinema, Conceito-ideia, Conceito-imagem

Resumen

O ensino de filosofia é obrigatório. Partindo dessa realidade, este trabalho aborda o histórico de luta da disciplina dentro do currículo escolar do Ensino Médio – da primeira lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) até a lei 11.684 de 2008 – e a importância do cinema como prática pedagógica através da obra de Cabrera (2006), “O cinema Pensa”. Destaca duas formas de desenvolvimento da reflexão filosófica: o conceito-ideia e o conceito-imagem para, em seguida, fazer uma análise do filme O cheiro do ralo (2007), verificando como o conceito de fetichismo da mercadoria pode ser abordado através dele e, em que medida as proposições de Cabrera aplicam-se, ou não, ao filme em questão. Assim, este trabalho reconhece que não basta que a disciplina filosofia seja obrigatória; é preciso garantir que ela seja ensinada
efetivamente e de modo significativo, sendo o cinema uma alternativa.
Palavras-chave: Ensino de filosofia, cinema, conceito-ideia, conceito-imagem.
CINEMA: a way of philosophical reflection
Abstract: Teaching Philosophy is mandatory. For this reason, this work is about the struggle for teaching Philosophy in High School – relying on the national statute of education called “Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)” and the Law 11.684 of 2008 - and the importance of cinema as a pedagogical practice through the work of Cabrera (2006) “O Cinema Pensa”. This work highlights two shapes of developing philosophical reflection: the concept-idea and concept-image in order to, thereafter, make an analysis of the film “O cheiro do ralo” (2007), checking how the concept of commodity fetishism can be approached through it, and to what extent Cabrera propositions apply to the referenced film or not. Finally, this work recognizes that not only the inclusion of Philosophy teaching in schools are important but we must guarantee its effectiveness and a good performance, being cinema an alternative.
Key words: Philosophy teaching, cinema, concept-idea, concept-image.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Mara De Bastiani, Instituto Federal Farroupilha - IFFarroupilha

Filosofa
Mestranda em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Professora do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete (IFFarroupilha)

Simone Becher Araujo Moraes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Filosofa
Mestranda em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Cómo citar

DE BASTIANI, Tânia Mara; MORAES, Simone Becher Araujo.
CINEMA: uma forma de reflexão filosófica
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 473–479, 1 ago. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1535. Acesso em: 23 nov. 2024.