AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ESTADO NEOLIBERAL NA AMÉRICA LATINA

Autores/as

  • Maria de Fátima Felix Rosar Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Miriam Santos de Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palabras clave:

historiografia — política educacional — descentralização.

Resumen

O artigo discute o panorama da pesquisa no campo da História da Educação no Brasil, nas últimas décadas, tomando como foco de investigação as políticas educacionais e a necessidade de se intensificarem os esforços no sentido da produção de estudos comparativos sobre o alcance dessas políticas nos países latino-americanos, oferecendo subsídios para os movimentos organizados da sociedade civil na luta em defesa da educação pública, gratuita, democrática e de qualidade. Para tanto aponta a necessidade da formação de professores pesquisadores em todos os níveis de ensino. Como contribuição para o aprofundamento da temática, apresenta resultados preliminares de investigação acerca da definição e implementação de políticas educacionais em países da América Latina, onde se destaca a gênese e desenvolvimento da estratégia de descentralização, sob a direção Ideológica dos órgãos multilaterais que atuam na região, como a ONU, Unesco, BM, OEA e USAID e os principais impactos que vêm sendo produzidos sobre o sistema educacional brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-07-24

Cómo citar

ROSAR, Maria de Fátima Felix; SOUSA, Miriam Santos de.
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ESTADO NEOLIBERAL NA AMÉRICA LATINA
. Revista de Políticas Públicas, v. 5, n. 1.2, p. 38–55, 24 jul. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3700. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê Temático